Canal Youtube

Olá Espírito de Luz!

O Canal Alegria, alegria! Inspiração no Youtube (AINDA EM CONSTRUÇÃO) tem por objetivo divulgar e disseminar o Espiritismo, o Evangelho e o Autoconhecimento através de músicas compostas e criadas para esse fim.
Serão criadas músicas baseadas nos ensinamentos de Jesus, no Espiritismo e no Evangelho e os vídeos serão postados no Canal e aqui, no blog.
Se vocês tiverem sugestões de assuntos para criação de novas músicas, fiquem à vontade para entrar em contato.

Paz e Luz


                                        ****************************************


Os 10 benefícios da música

1) A música provoca um forte estímulo no cérebro e deve ser encorajada nas crianças desde cedo;
2) Tocar um instrumento fortalece e melhora a coordenação motora;
3) O estudo musical amplia o raciocínio das crianças na escola;
4) Crianças que estudam música têm melhor comportamento em salas de aula e apresentam redução de problemas disciplinares;
5) Em todas as idades, pessoas envolvidas em fazer música têm melhorias significativas na saúde;
6) O fazer musical altera algumas regiões do cérebro para combater o Mal de Alzheimer;
7) O desenvolvimento musical faz reduzir os sentimentos de ansiedade, solidão, depressão;
8) A música diminui o estresse e reforça o sistema imunológico;
9) Estudos comprovam que aulas de piano ou teclado para idosos aumentam o nível de energia, as funções sexuais e a massa muscular, evitando a osteoporose e rugas;
10) A música reforça o sentimento de convivência em grupo, proporcionando melhorias no relacionamento interpessoal.

                                    ********************************************

Cantar - um ato de criação
                                  Drª Denise Mairesse

O cantar, da mesma forma como acontece com outros modos de fazer arte, é um processo de criação. O ato de cantar, mesmo quando a composição, música e letra, não é de nossa autoria, incluiu sempre um interpretar. Os arranjos melódicos que construímos a partir de nossa própria voz, fazem da canção única, singular, a transformam e nos transforma nesse gesto.
De acordo com o que já escrevi anteriormente sobre o trabalho em cerâmica, Freud revelou o quanto a criação depende da sublimação de nossas pulsões, isto é, de um redirecionamento de sua satisfação através da sexualidade para a sua satisfação em fins considerados socialmente nobres ou úteis, como o trabalho e a aprendizagem.
A experiência da arte, a mais nobre das atividades de criação, há muito é praticada nos trabalhos de cura e tratamento de doenças sejam elas psíquicas, psicossomáticas, ou qual seja a classificação que se pretenda dar aos efeitos da vida no corpo.
O trabalho de criação tece uma série de cortes, rupturas, desvios. Compõe um outro ritmo, outra cadência ao corpo. Na fluidez da pulsão desconectada dos velhos sentidos, o corpo se liberta, torna-se leve, sublime.
É o brilho do encontro com o que há de mais belo, com a verdade do sujeito transposta na sua criação.
Assim, ao cantar/interpretar/criar busca desde o sopro das canções maternas, a partir da própria voz do sujeito, invocar aquilo que lhe foi demandado, constituir nesse ato seu próprio desejo. Impelido sempre a responder ao Outro (Lacan), produz na criação uma resposta outra que o liberta da posição de submissão lhe permitindo ser cantor/autor.

Texto inspirado na "aula-show" de Bianca Obino realizada dia 25/09/2010 no Espaço de Música Sustenido. Projeto Cultural "Seis e Meia".

                                  *********************************************


Nenhum comentário:

Postar um comentário